Mitologia

Cavalo de Troia:
Grécia: O Período Homérico
O período se chama homérico porque seu estudo se baseia em duas obras atribuídas a Homero: a Ilíada e a Odisséia. A Ilíada marca a tomada de Tróia pelos gregos, com a concentração do autor no herói Aquiles, com sua cólera contra Agamenon, que lhe roubou a escrava Briseida. No início, Aquiles nega-se a lutar, mas a morte de seu amigo Patroclo o faz mudar de idéia.
Uma parte importante da Ilíada descreve o cavalo de madeira com o qual os gregos "presenteiam" os troianos para tomar sua cidade.
Quanto à Odisséia, sua maior parte descreve o retorno do guerreiro Ulisses ao Reino de Ítaca. Mas a obra ocupa-se de três temas fundamentais: a viagem de Telêmaco, as viagens de Ulisses e o massacre dos pretendentes de sua mulher, Penélope. Ilíada e Odisséia possuem diferenças claras no vocabulário e no estilo, apesar de serem atribuídas ao mesmo autor. Na Ilíada não se menciona o uso do ferro; na Odisséia há referências constantes ao metal: calcula-se um intervalo de 50 anos entre uma obra e outra: a Ilíada no fim do século IX a.C.; a odisséia em meados do século VIII a.C. Provavelmente aquela seria obra de um poeta jônico e esta última, de um poeta das ilhas. Além disso, as obras sofreram alterações dos aedos, poetas que transmitiam os poemas oralmente, através das gerações. Ambas as obras só ganharam forma escrita no século VI a.C., em Atenas, durante o governo do tirano Psistrato.

Medusa:

Diz a lenda que Medusa teria feito amor com Poseidon, o deus do mar, em um dos templos da deusa grega da sabedoria, Atena. Atena teria ficado extremamente brava e resolveu transformarMedusa e suas duas irmãs em seres estranhos e repugnantes. Elas passaram a ter pele escamosa e enormes serpentes na cabeça.

A História da Medusa

A mais castigada entre as irmãs Górgonas foi, sem dúvida, Medusa. Atena teria, além de a transformado em um ser repugnante com serpentes na cabeça, transformado-a também em uma mortal. Deu também um poder bastante estranho. Todos que olhassem paraMedusa seriam atingidos por seu olhar e virariam uma estátua de pedra. Depois do terrível feitiço, as irmãs Górgonas passaram a viver escondidas em uma caverna no ocidente da Grécia, próximo a um país chamado de Hespérides. Diz a lenda que nas proximidades desta caverna em que vivia as irmãs Górgonas, existiam várias e várias estátuas de homens e animais petrificados, pois, estes provavelmente teriam olhado diretamente para Medusa. Assim, as irmãs de Medusa e ela, passaram a ser temidas por toda a Grécia.
Um rei temido chamado de Polidectes, de uma ilha chamada Cíclades, ordenou certa vez que um jovem chamado de Perseu fosse até a caverna de Medusa e lhe arrancasse a cabeça. Caso Perseu não fizesse isto, Polidectes prometia violentar sua mãe, chamada de Dânae. A deusa Atena ficou emocionada com a história de Perseu e o ajudou. Ela lhe deu um elmo que lhe tornaria invisível, além de sandálias aladas e um alforje para transportar a cabeça de Medusa. Perseu recebeu também um escudo de bronze bastante brilhante para a luta com as irmãs. Então um dia, enquanto as irmãs dormiam, Perseu entrou na caverna e, guiado pela luz de seu escudo brilhante e com a ajuda de seu elmo invisível, voou sobre as irmãs com as sandálias aladas. Perseu conseguiu decapitar Medusa sem olhar em seus olhos e levou a cabeça de volta para Atena. Esta foi colocada no escudo da deusa grega da sabedoria para lhe servir como proteção.

Minotauro:
O Minotauro (touro de Minos) é uma figura mitológica criada na Grécia Antiga. Com cabeça e cauda de touro num corpo de homem, este personagem povoou o imaginário dos gregos, levando medo e terror. De acordo com o mito, a criatura habitava um labirinto na Ilha de Creta que era governada pelo rei Minos.
Conta o mito que ele nasceu em função de um desrespeito de seu pai ao deus dos mares, Poseidon. O rei Minos, antes de tornar-se rei de Creta, havia feito um pedido ao deus para que ele se tornasse o rei. Poseidon aceita o pedido, porém pede em troca que Minos sacrificasse, em sua homenagem, um lindo touro branco que sairia do mar. Ao receber o animal, o rei ficou tão impressionado com sua beleza que resolveu sacrificar um outro touro em seu lugar, esperando que o deus não percebesse. 
Muito bravo com a atitude do rei, Poseidon resolve castigar o mortal. Faz com que a esposa de Minos, Pasífae, se apaixonasse pelo touro. Isso não só aconteceu como também ela acabou ficando grávida do animal. Nasceu desta união o Minotauro. Desesperado e com muito medo, Minos solicitou a Dédalos que este construísse um labirinto gigante para prender a criatura. O labirinto foi construído no subsolo do palácio de Minos, na cidade de Cnossos, em Creta.
Após vencer e dominar, numa guerra, os atenienses , que haviam matado Androceu (filho de Minos), o rei de Creta ordenou que fossem enviados todo ano sete rapazes e sete moças de Atenas para serem devorados pelo Minotauro.
Após o terceiro ano de sacrifícios, o herói grego Teseu resolve apresentar-se voluntariamente para ir à Creta matar o Minotauro. Ao chegar na ilha, Ariadne (filha do rei Minos) apaixona-se pelo herói grego e resolve ajudá-lo, entregando-lhe um novelo de lã para que Teseu pudesse marcar o caminho na entrada e não se perder no grandioso e perigoso labirinto. Tomando todo cuidado, Teseu escondeu-se entre as paredes do labirinto e atacou o monstro de surpresa. Usou uma espada mágica, que havia ganhado de presente de Ariadne, colocando fim aquela terrível criatura. O herói ajudou a salvar outros atenienses que ainda estavam vivos dentro do labirinto. Saíram do local seguindo o caminho deixado pelo novelo de lã.
O mito do Minotauro foi um dos mais contados na época da Grécia Antiga. Passou de geração em geração, principalmente de forma oral. Pais contavam para os filhos, filhos para os netos e assim por diante. Era uma maneira dos gregos ensinarem o que poderia aconteceu àqueles que desrespeitassem ou tentassem enganar os deuses.


 









© 2012-2013 Todos os direitos reservados - Finn - Novas e antigas